Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF em Novo Hamburgo recomenda que projeto de revitalização urbana municipal seja submetido ao Iphan

    Área do Centro Histórico de Hamburgo Velho está em processo de tombamento e tem que ser preservada

    A Procuradoria da República em Novo Hamburgo enviou recomendações à Empresa Projconsult Engenharia de Projetos Ltda. e ao Município de Novo Hamburgo para que a elaboração do projeto executivo de reabilitação urbana de Novo Hamburgo, que inclui a revitalização do Centro Histórico de Hamburgo Velho, esteja condicionada à aprovação pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) das alterações necessárias no respectivo projeto básico, cuja elaboração fora feita pela Empresa Oscar Escher Arquitetos e Urbanistas S/S.

    As recomendações decorrem das inadequações apontadas pelo Iphan no projeto básico - conforme descrito no Parecer Técnico nº 0028/2015/IPHAN-RS - em que, além de outros apontamentos, o Instituto registra a impossibilidade de analisar a proposta de intervenção na área de patrimônio como um todo, em razão da inexistência de uma planta geral do setor de Hamburgo Velho, a qual contenha de modo claro e inequívoco os gráficos e informações necessárias para a correta compreensão daquilo que se está propondo.

    A procuradora da República Andréia Rigoni Agostini ressaltou ainda que, desde a elaboração do projeto básico, passando pelo projeto executivo, até mesmo na execução do projeto, há a necessidade de acompanhamento e avaliação do Iphan, tendo em vista impedir intervenções inadequadas que possam descaracterizar e provocar dano irrecuperável ao Patrimônio Histórico e Cultural existente no Centro Histórico de Hamburgo Velho.

    O próprio Iphan publicou nesta sexta-feira (8) edital no Diário Oficial da União onde comunica que está promovendo, em razão do valor histórico e em caráter emergencial, o tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho.

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
    Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369
    E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS
    • Publicações1345
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-em-novo-hamburgo-recomenda-que-projeto-de-revitalizacao-urbana-municipal-seja-submetido-ao-iphan/210748804

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)